Quem sou eu? 

Me chamo Pedro, sou do Rio de Janeiro e formado em Psicologia com ênfase em Processos Psicossociais e Psicoeducativos pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (I.B.M.R). 

A Orientação Profissional não é uma exclusividade do psicólogo, e pode ser exercida por outros profissionais, entretanto, durante o processo pode surgir a necessidade de um manejo diferente, que apenas a psicologia pode oferecer. 

Tenho 4 cursos de formação em Orientação Profissional e experiência com adolescentes, adultos e ambiente corporativo. 

Pra que serve a orientação profissional e de carreira? 

A orientação profissional e de carreira serve, de forma geral, pra te auxiliar na escolha de uma profissão.


Porém, o trabalho envolve muito mais do que isso, pois vivemos em um mundo onde afetamos e somos afetados, com muitas possibilidades, e é comum termos dificuldade de escolher algo que a sociedade diz que deve ser "pra sempre".

A orientação profissional surge com o intuito de romper com os estereótipos sociais que podem, por ventura, tornar o processo de escolha de uma profissão ainda mais difícil para aquela pessoa. 

Quais são os objetivos de um processo de Orientação Profissional? 

O objetivo principal do processo de orientação profissional é fazer com que o orientando tenha autonomia sobre suas escolhas, além de conhecimento para embasar suas tomadas de decisão. Por isso, vale ressaltar que o processo vai muito além da escolha de uma profissão. É possível aprender a fazer escolhas melhores, e que fazem mais sentido pra você, de forma individual, valorizando o SEU tempo e o SEU processo. 

Curtiu?